Aipo

O aipo, também conhecido como  salsão, é uma planta medicinal bastante utilizada em diversas receitas de sopas e saladas, que também pode ser utilizado como remédio caseiro para emagrecer e para tratar distúrbios renais. Cada 100 gramas possui apenas 21 calorias.

Benefícios e propriedades do aipo

O aipo possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorates, laxantes, tônicas e é rico em flavonóides, vitaminas e minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

Por ser diurético o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água; potássio; sódio; cálcio; fósforo; ferro e vitaminas B e C.

Indicações do Aipo

Emagrecer; pedra na vesícula; pedra nos rins; gota; cistite; reumatismo; anemia; nefrite; hepatite; viroses; ferimentos; afonia; secreção pulmonar; disenteria; anorexia; problemas digestivos; dor de estômago; icterícia; menstruação atrasada; gases; rouquidão; ingurgitamento mamário; diabetes.

Modo de uso

O aipo pode ser totalmente utilizado, desde a raiz até as folhas, podendo ser adicionado às receitas culinárias, ou sob a forma de chá.

Para o chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo numa xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

Para fazer o aipo refogado basta fatiá-lo e colocar numa panela juntamente com cebola e azeite, deixando dourar por alguns minutos. Acrescente um pouquinho de água, tempere a gosto e apague o fogo. Consuma a seguir.

Receitas com aipo

Existem diversas receitas onde pode-se acrescentar o aipo. Algumas delas são nas almôndegas, cremes, molhos ou sopas, saladas e nos assados como nas empadinhas e no empadão, por exemplo. O aipo também pode ser utilizado fatiado às rodelas nas saladas cruas, embora desta forma seja contraindicado em caso de diabetes.

Outros nomes do Aipo

Aipo-dos-charcos; aipo-inculto; aipo dos pantanos; aipo-rábano; aipo-de-talos; salsa do monte.

Mais sobre este assunto

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *